02/12/2014 A palavra bolo vem do latim bulla que designa o formato arredondado. Desta palavra também se originou outra, bola. Mas é o bolo que interessa. O latim também originou outra palavra para definir esse bolo: delícia, ou seja encanto, atração. Este bolo gelado feito por Rosa Barbosa, que mora em Belo Horizonte, é exatamente isso. Ele atrai por ser irresistível.
Rosa fez adaptações a uma receita antiga e o resultado é delicioso. "Todo mundo adora este bolo", diz ela, orgulhosa. Quando ela faz, as pessoas sempre pedem a receita. Além disso, há o lado estético. O branco da cobertura combina com o vermelho dos morangos. Confira a receita de Rosa.
Bolo gelado
Ingredientes
Massa
5 ovos
3 xícaras (chá) de açúcar
4 xícaras (chá) de farinha de trigo
200 ml de suco de laranja
1 colher (sopa) de fermento em pó
Calda
2 xícaras (chá) de leite
1 garrafa de leite de coco
2 colheres (sopa) de açúcar
Recheio
1 lata de leite condensado
1 pacote de coco ralado
Cobertura
1 caixa de 200 ml de chantilly
Morangos para enfeitar ou salpicar coco ralado
Preparo
Bata as claras na batedeira, adicione as gemas uma a uma, o açúcar e bata novamente. Acrescente a farinha de trigo, o suco, misture bem e por último o fermento, misturando levemente. Asse em uma assadeira redonda untada e polvilhada por aproximadamente 35 minutos em forno médio. Desenforme o bolo e divida ao meio usando uma faca grande ou fio de nylon. Aqueça numa panela os ingredientes da calda mexendo sempre e despeje metade sobre a primeira camada do bolo.
Faça o recheio. Deixe pouco tempo na panela para que fique um beijinho mole. Espalhe sobre a primeira camada do bolo. Coloque com cuidado a outra camada do bolo e despeje o restante da calda.
Faça a cobertura usando uma caixinha de chantilly (siga as instruções da embalagem). Enfeite com morangos ou salpique coco ralado. Sirva gelado.