04/02/2015 Junto a qualquer palavra (substantivos), o prefixo mini dá a ideia de algo pequeno em relação ao original. É o caso desta minitorta de chocolate. É uma torta feita em unidades pequenas, mas que são saborosas. Além disso, é possível valorizar a estética, tornando o doce ainda mais apetitoso. Fazer esta minitorta é fácil e simples. Veja a receita.
Minitorta de chocolate
Ingredientes
Massa
2 colheres (sopa) de açúcar refinado União (40 g)
½ xícara (chá) de manteiga (90 g)
1 pitada de sal
1 gema (cerca de 20 g)
1 ovo (cerca de 60 g)
2 xícaras (chá) de farinha de trigo (220 g)
Recheio
½ xícara (chá) de chocolate meio amargo picado (100 g)
½ xícara (chá) de chocolate ao leite picado (100 g)
½ lata de creme de leite (150 g)
Preparo
Massa - Misture o açúcar refinado com a manteiga, o sal, a gema e o ovo. Adicione a farinha e misture até obter uma farofa, mas sem sovar. Forre o fundo e a lateral das forminhas e asse em forno preaquecido (180º C) por cerca de 25 minutos. Desenforme quando estiverem mornas.
Recheio - Junte os ingredientes e leve ao fogo em banho-maria, mexendo sempre, até obter um creme liso e brilhante. Utilize depois de frio.
Montagem - Coloque o creme de chocolate em um saco de confeitar, com bico pitanga, e recheie as tortinhas. Decore com uma cereja inteira, castanhas picadas, damascos etc. Sirva em temperatura ambiente.
Dica 1 - Aromatize o recheio com 1 colher (café) de essência de rum.
Dica 2 - Caso queira substituir a manteiga por margarina, utilize somente as que contenham teor igual ou superior a 70% de lipídeos na sua composição.
Capacidade da xícara - 200 ml
Capacidade e tipo de recipiente - 25 ml / forma para minipão de mel
Tempo de preparo - 40 minutos
Rendimento - cerca de 30 unidades
Congelamento e descongelamento (somente a massa assada) - Embale, extraia o ar, etiquete e congele por até 3 meses. Descongele fora da geladeira, sem retirar da embalagem. Leve rapidamente ao forno para que voltem a ficar bem crocantes.
Fonte - Açúcar União