20/02/2015 Tradicional do Oriente Médio e norte da África, o quibe, como conhecemos, é chamado Kibbeh, palavra que vem de kubbeh, que significa bola, em árabe. Este salgado, pode ser consumido cru, assado ou cozido e é feito numa massa que mistura farinha de trigo ou sêmola com carne e tempero. No Oriente Médio, a carne utilizada é a de carneiro e no Brasil, é a de boi (patinho, alcatra, coxão mole ou filé mignon), além de algumas adaptações que tornam o salgado igualmente delicioso. Esta receita é de quibe cru, preparada com filé mignon pelo jornalista Digon Astéro, que mora no Rio de Janeiro e gosta de cozinhar e experimentar pratos. Com este quibe, que fez também assado, Digon recebeu só elogios. Ele dá ainda uma série de dicas, como por exemplo, a forma de suavizar a acidez da cebola, deixando-a numa tigela com água e açúcar por 30 minutos. Confira esta deliciosa receita.
Quibe cru de mignon
Ingredientes
600 g de filé mignon moído
400 g de trigo para quibe
400 ml de água
2 cebolas brancas e grandes
1 maço bem picado de hortelã
2 colheres de açúcar
1 pitada de pimenta-do-reino (opcional)
1 pitada de louro em pó (opcional)
Limão a gosto
Preparo
Misture a água e a farinha numa vasilha resistente e leve ao forno micro-ondas por no máximo 4 minutos. Tampe e aguarde esfriar. Enquanto isso descasque as cebolas em pétalas e coloque-as numa tigela com água e o açúcar, por no mínimo 30 minutos. Reserve.
Com as mãos, misture bem os demais ingredientes e leve à geladeira por tempo suficiente para que a massa fique gelada. Em seguida faça bolinhos em forma de gotas (tipo formato de coxinhas). Escorra as pétalas de cebolas e as arranje de modo que envolva cada bolinho. Sirva em travessa, decorando com folhas de hortelã.
Dica 1 - Deixar as pétalas de cebola em uma solução de água e açúcar tira a acidez e a deixa mais saborosa.
Dica 2 - O limão deve ser espremido sobre o quibe na hora de comer para a acidez não cozinhar a carne e a deixá-la com aparência pálida.
Dica 3 - Se preferir você pode assar os quibes. A receita é a mesma.
Rendimento - de 8 a 12 unidades (dependendo do tamanho boleado).
Tempo de preparo - 1 hora