26/02/2015 A palavra almôndega tem origem no árabe "al-bundaq" (bolinha) e com a invasão moura à Península Ibérica (Portugal e Espanha), entre os anos 711 e 1492, ingressou no vocabulário dos dois países, como também aconteceu com uma série de outras palavras. Na Itália, é "polpetta", o que no Brasil originou "porpeta", outra designação dessas bolinhas de carne moída, que normalmente são servidas com molho, num prato tipicamente italiano. Nesta receita, as almôndegas são de frango e elas combinam com o macarrão chamado cabelo de anjo, que tem este nome por ser em forma de cachos ou ninhos. A receita é prática, fácil e rápida. Fica uma delícia. Confira.
Almôndegas de frango com cabelo de anjo
Ingredientes
12 almôndegas de frango Sadia
1 colher de chá de margarina Qualy
Sal a gosto
1 xícara de chá de óleo Sadia
250 gramas de macarrão tipo cabelo de anjo
1 dente de alho amassado
1 xícara de chá de catchup
Preparo
Frite as almôndegas, no óleo, de acordo com as instruções da embalagem. Numa panela média, ferva 2 litros de água, acrescente o sal e o macarrão, tomando cuidado para os ninhos não se desmancharem. Quando o macarrão estiver al dente, retire-o com uma escumadeira e reserve.
Em uma frigideira derreta a margarina e doure o alho. Junte o catchup e deixe aquecer. Distribua o macarrão em 4 pratos fundos mantendo o formato de ninho. Coloque o molho dentro dos ninhos e, em seguida, coloque as almôndegas.
Rendimento - 4 porções
Tempo de preparo - 30 minutos
Nível de dificuldade - Fácil
Fonte - Sadia