19/03/2015 O processo de enlatar alimentos, ao contrário do que se possa imaginar, é bastante antigo. Ele foi criado com o intuito de conservação de alimentos, no começo do século 19, inicialmente com a utilização de potes de vidro. Esta iniciativa foi do francês Nicolas Appert e o objetivo era para atender militares na guerra, a pedido de Napoleão Bonaparte. O processo foi patenteado, em 1810, no Reino Unido por Peter Durand e começaram a surgir as primeiras latas com alimentos, que eram abertas com martelo e talhadeira. O abridor de latas só foi inventado em 1815. A partir de então, o processo foi disseminado e os enlatados passaram a atender viajantes dos navios e, posteriormente, entraram no dia a dia das famílias, diante da praticidade.
É com a sardinha em lata que se faz esta receita. Sardinhas ao forno, além de um prato saboroso, é bastante prático e rápido. Combina com batatas, pimentões e tomate. Vale a pena experimentar. Confira!
Sardinhas ao forno
Ingredientes
2 latas de sardinha em óleo Coqueiro cortadas ao meio
1 cebola média cortadas em rodelas
2 batatas médias cozidas cortadas em rodelas
Meio pimentão pequeno verde cortado em rodelas
Meio pimentão pequeno vermelho cortado em rodelas
2 dentes de alho fatiados
2 tomates médios cortados em rodelas
1 colher (sopa) de azeite de dendê
6 azeitonas verdes fatiadas
2 ovos cozidos cortados em rodelas
Sal a gosto
Cheiro-verde picado
Preparo
Em um refratário médio (20 cm de diâmetro) coloque as batatas, os pimentões, as sardinhas cortadas ao meio, a cebola, o alho e os tomates e salgue a gosto. Em uma tigela pequena, misture o óleo da sardinha e o azeite de dendê e regue os ingredientes do refratário. Preaqueça o forno na temperatura de 180º C. Leve o refratário ao forno por cerca de 15 minutos. Retire do forno, distribua as azeitonas e os ovos e polvilhe o cheiro-verde. Sirva a seguir.
Rendimento - 4 porções
Tempo de forno - 15 minutos
Tempo total de preparo - 35 minutos
Nível de dificuldade - Fácil
Fonte - Coqueiro