01/04/2015 O formato gravatinha do macarrão surgiu na Itália e foi denominado farfalle, que significa borboleta, em italiano. Em Portugal, este formato da massa é chamado de laços. História e denominações à parte, esta receita é de gravatinha ao molho cremoso de bacalhau, numa deliciosa combinação de massa e peixe. Ao final, o prato recebe queijo parmesão e é levado ao forno para gratinar. Vale a pena experimentar. A receita é simples e prática. Confira!
Gravata ao molho cremoso de bacalhau
Ingredientes
Molho
700 g de bacalhau dessalgado
700 ml de leite
2 dentes de alho picados
4 colheres (sopa) de azeite
1 cebola grande picadinha
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
sal a gosto
Massa
1 embalagem de Gravata Basilar (500 g)
1 colher (sopa) de sal
Montagem
250 ml de creme de leite fresco
1 pitada de sal
½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado
Preparo
Molho - Em uma panela coloque o leite e cozinhe o bacalhau. Coe, reserve o leite e faça lascas do bacalhau. Em uma frigideira grande aqueça o azeite, doure o alho e refogue a cebola. Junte a farinha de trigo, mexa rapidamente e, aos poucos, acrescente o leite reservado. Tempere com o sal e, continue mexendo, por 1 minuto. Junte o bacalhau, misture bem, desligue o fogo e reserve.
Massa - Em uma panela grande, ferva 5 litros de água com o sal. Cozinhe a massa durante o tempo indicado na embalagem ou até que esteja “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida. Escorra imediatamente e misture ao molho. Despeje em um refratário e reserve.
Montagem - Bata o creme de leite junto com o sal na batedeira até atingir o ponto de chantilly mole. Espalhe sobre a superfície do refratário, polvilhe o parmesão e leve ao forno médio (200º C), preaquecido, por cerca de 10 minutos ou até que esteja levemente dourado.
Dica - Acrescente temperos aromáticos ao leite, ao cozinhar o bacalhau, como folhas de louro e grãos de pimenta-do-reino.
Rendimento - 8 porções
Tempo total de preparo - 50 minutos
Nível de dificuldade - Fácil
Fonte - Massas Basilar