13/10/2016 O virado de feijão tem a origem na época do Brasil colônia e era um prato muito difundido entre os bandeirantes e os tropeiros. O virado também é conhecido como tutu de feijão, neste caso com o nome ligado à cultura africana. Veja como é simples de ser preparado este virado de feijão. Confira a receita!
Virado de feijão ou tutu de feijão
Ingredientes
200 gramas de toucinho fresco (barriga para torresmo) cortado em cubos pequenos de 2 cm
2 dentes de alho fresco amassados
1 cebola picada
Sal a gosto
4 xícaras de feijão cozido ou 1 embalagem de feijão carioca pronto para temperar Camil
1 colher de sopa de salsinha picada
1 colher de sopa de cebolinha verde picada
1 e meia xícaras de chá de farinha de mandioca
6 unidades de linguiça toscana fresca gomo cru
Óleo para untar
Preparo
Em uma panela grande, frite o toucinho até ficar ligeiramente dourado. Junte o alho e a cebola e frite, mexendo de vez em quando com uma colher, até a cebola ficar dourada. Junte o sal. Acrescente o Feijão Pronto para Temperar Camil com o caldo, a salsinha e a cebolinha verde. Mexa com a colher até iniciar fervura (5 minutos).
Acrescente a farinha de mandioca aos poucos, mexendo sempre até obter uma farofa solta e úmida. Retire do fogo, passe para uma travessa e reserve em lugar aquecido.
Corte a linguiça em pedaços com 3 cm. Em uma frigideira grande, coloque um fio de óleo. Frite as linguiças em fogo médio, até ficarem douradas (20 minutos). Retire do fogo.
Em um prato grande, coloque o virado e, do lado, as linguiças.
Sirva com arroz branco Camil, ovos fritos e couve refogada.
Dicas - Acrescente um pouco de água na frigideira, cerca de 1/4 de xícara de chá após fritar as linguiças, para fazer um molhinho. Finalize a fritura das linguiças nesse molho. Sirva o virado com um molho de pimenta-malagueta ou dedo-de-moça picada, com azeite. Substitua a farinha de mandioca por farinha de milho ou farinha de mandioca torrada na mesma proporção.
Rendimento - 5 a 6 porções
Tempo de preparo - 30 minutos
Nível de dificuldade - Fácil
Fonte - Camil