17/12/2014 Cozinhar, criar pratos e se sentir feliz ao perceber que os amigos gostaram. Este é o resumo verdadeiro de como é a relação entre o cozinhar e o prato pronto, sendo saboreado. Nesta relação, Jurandir Duarte não é diferente. Jura, como é chamado, gosta de cozinhar, um prazer que foi adquirindo ao longo dos anos. Gosta também de variar os pratos. Sul-matogrossense e vivendo em Sorocaba (SP), onde é gerente de uma lanchonete, Jura não tem receio em fazer experimentos na cozinha.
Num churrasco para amigos, além da carne, pão de alho e linguiça, preparou ainda um delicioso peixe. Ele fez um pacu na grelha. Antes, "desossou" o pacu, dividindo-o em duas partes, temperou a carne do peixe e explicou que para isso não há segredo: "É só fazer do jeito que gosta, seja com sal e limão ou com tempero pronto". O segredo está no assar, pois o peixe é assado com pele e escamas. Ele usou uma grelha própria para peixe (daquelas que fecham). Colocou metade em cada uma grelha, com a pele voltada para a brasa.
Antes, preparou uma salada de maionese para colocar sobre o peixe depois de assado. Usou legumes bem picados como batata, pimentão e tomate e aí um outro segredo, colocou bastante maionese. A salada precisa ficar úmida, ensinou.
Com o peixe assado, tendo o cuidado de dourar rapidamente, colocou a salada de maionese sobre toda a carne e voltou à brasa por cerca de 2 a 3 minutos. O pacu ficou pronto para servir. Como acompanhamento, arroz branco. Uma delícia! O mesmo prato pode também ser preparado no forno do fogão.
Pacu com salada de maionese
Ingredientes
1 pacu inteiro desossado e dividido em dois
Salada de maionese
Preparo
Temperar o peixe a gosto e assar numa churrasqueira (pode ser forno de fogão. Na churrasqueira é preciso manter a pele com escamas. Dourar o lado da carne. Depois, retire da churrasqueira e coloque a maionese sobre a carne e volte à grelha por mais 2 ou 3 minutos. Sirva com arroz e salada de maionese.