10/09/2015 Fica muito bom o salmão à belle meunière. Este molho é originário da França e vem de uma expressão, que significa moça do moinho de trigo. O nome se baseia no fato de o peixe ser empanado com farinha de trigo. Nesta receita, o salmão combina com batata frita. Fica uma delícia. Confira a receita!
Salmão à belle meunière
Ingredientes
1 posta grande de salmão sem pele (700 g)
Sal e pimenta do reino branca moída a gosto
Raspas de limão a gosto
Farinha de trigo para empanar
4 colheres de sopa de manteiga sem sal (80 g)
2 colheres de sopa de óleo (30 ml)
4 colheres de sopa de vinho branco seco (60 ml)
4 colheres de sopa de alcaparras (45 g)
Meio do pacote de batata caseira McCain congelada (360 g)
2 colheres de sopa de endro/dill fresco picado (14 g)
Preparo
Corte o peixe em quatro pedaços. Tempere com o sal, a pimenta e as raspas de limão. Deixe tomando gosto na geladeira por cerca de 20 minutos. Passe os pedaços de peixe na farinha de trigo, de maneira que fiquem completamente cobertos. Numa frigideira grande aqueça metade da manteiga com todo o óleo. Frite os peixes em fogo brando, de maneira que dourem de todos os lados. Retire da frigideira e mantenha-os em local aquecido.
Na mesma frigideira, junte o vinho e as alcaparras. Cozinhe até levantar fervura e despeje sobre os peixes. Na mesma frigideira ainda suja, junte a manteiga restante. Acrescente as batatas McCain e frite em fogo brando, mexendo de vez em quando para que dourem de todos os lados. Salpique o endro e sal a gosto. Sirva o peixe regado com o molho de alcaparras e acompanhado das batatas douradas.
Dica - Se quiser acrescente camarões ao molho. Fica uma delícia.
Rendimento - 4 porções
Tempo de preparo - 40 miutos
Nível de dificuldade - Fácil
Fonte - Batatas McCain